Perca-se pela estrada mais mítica do Oeste e pelos contornos do litoral

português e a costa espanhola.

O norte português é quase como uma viagem no tempo. A Estrada Atlântica têm tudo o que precisamos para um bom percurso de mota e, por isso, seja num longo passeio de um dia ou num fim de semana, perca-se pela estrada mais mítica do Oeste e pelos contornos do litoral português. Começamos na linda cidade do Porto, uma cidade que se apaixonou por nós desde o primeiro momento em que descemos da nossa Goldwing. Nós passamos pela cidade rapidamente como a conhecemos bem e preferimos chegar antes do anoitecer para Pontevedra.

Na estrada N-13 chegamos a Vila do Conde, existem muitas razões para visitar esta cidade. O Mosteiro de Santa Clara está localizado em uma pequena colina, perto da cidade de Vila do Conde, com excelentes vistas sobre a cidade abaixo. A Igreja Matriz de Vila do Conde está localizada no coração do casco histórico da cidade, maior parte desta igreja, de notável ornamentação manuelina, data de princípios do século XVII. E o Centro da Memória é uma atractiva galeria de calcário onde estão os arquivos da cidade.

Continuamos em nossa estrada N13, uma estrada muito tranquila que permite ver a bela paisagem que o Atlântico nos mostra. Chegamos a Viana do Castelo, é uma das cidades mais bonitas de Portugal, nem pequena nem grande, apenas do tamanho certo. Já quem pesquisa roteiros ali pode ver, de cara, a imponência daquele que é o principal ponto de visitação e fotografias da região… e não é o tal castelo. Na verdade, trata-se do Santuário de Santa Luzia. No topo do morro mais alto das cercanias, o santuário oferece uma visão quase que total do Minho. De Viana, do litoral, dos rios da região, de tudo. Soubessem os primeiros aldeões a habitar a região disso, batizariam a cidade como Viana do Santuário. O morro é alto e íngreme, para subir com facilidade, a cidade dispõe de um bondinho “funicular”, e pode ter certeza, não é caro.

De Viana do Costelo continuamos pela estrada N13 até chegarmos à fronteira. Saímos do Rio Minho na estrada CG-4.2, uma experiência que vale a pena curtir. Nos chegamos em Baiona, cerca de 20km de distância de Vigo, ponto de referência para quem deseja chegar a essa bela cidade do litoral sul galego. O Centro Histórico de Baiona é o que todo mundo espera encontrar de uma cidade histórica galega: casas de pedras ou granito, templos e igrejas seculares, cruzeiros e fontes nas praças, ruas estreitas de pedra, e  tudo isso gera um conjunto histórico dos mais harmoniosos e bem cuidados da Galíciao. Durante a visita ao centro antigo, fomos a ver o Cruzeiro da Santíssima Trindade, o Santuário de Santa Liberata e a Igreja de Santa Maria da Baiona.

Para terminar o dia fomos para a praia dos patos onde o pôr do sol, praia situada em Nigrán com uma das melhores condições para fazer surf. Várias escolas de surf, onde podem alugar, ter aulas de surf, bodyboard ou paddle-surf. Areia fina com as Ilhas Cíes no horizonte. Com sorte podem ver golfinhos a cruzar as águas de Patos.

Os últimos 73 km fizemos a estrada N550 sem deixar Pontevedra e Vigo para o dia seguinte, pois preferimos descansar e aproveitar o dia seguinte. Era uma rota perfeita, cheia de curvas e estradas magníficas que perseguem o sol. Na chegada ao hotel Enoturismo Lagar De Costa, relaxamos em seu lounge e nos preparamos para o delicioso jantar que eles prepararam para nós. Uma experiência magnífica!

Rutómetro

Itinerario

Oporto-vila do conde- Viana do Castelo- Pedra Rubia- Bayona- Praia de Patos- Vigo- Pontevedra- Ecoturismo Lagar de Costa

  • Ruta total: 243 km
  • Época recomendada: Todo el año.

Puntos de interés

  • Estrada Atlântica
  • Porto
  • Vila do Conde
  • Viana do Castelo
  • Mosteiro de Santa Clara
  • Rio Minho
  • Baiona
  • Praia dos patos

Hoteles recomendados

Enoturismo Lagar de Costa, Cambados, Pontevedra, España

Descargar

Déjanos tus datos y descárgate la ruta en GPX para verla en tu navegador

[pro_ad_display_adzone id=""]