Juntos descobriremos porque Portugal é o destino ideal para visitar.

Pronto?

Portugal é um excelente destino de férias, quer para portugueses, quer para estrangeiros. A maioria dos portugueses não conhece o seu próprio país e há um enorme número de razões para isso mudar.

Nós começamos nossa rota em Santuario da Nossa Senhora do Pilar e o Castelo de Lanhoso, Esta capela é um dos quatro monumentos do Monte do Pilar. Situado perto do castelo, é composto por cinco capelas de via sacra, representando alguns passos do drama do Gólgota. A imagem tem origem no Santuário do Monte Pilar, em Gaia, chegando à Póvoa de Lanhoso pelo devoto André da Silva Machado, comerciante abastado e natural de Valdemil, no ano de 1680. A capela foi edificada com a pedra de desmonte das muralhas do antigo castelo. O melhor lugar para começar!

Nós pegamos a estrada M- 594,  uma estrada muito estreita e divertida passando por aldeias como Pedralva. uma aldeia rural reconstruida do concelho de Vila do Bispo, que já foi habitada por mais de 100 pessoas, iniciou já que  em 2006 tinha apenas 9 habitantes originais, e um conjunto de cerca de 50 casas em avançado estado de ruína. Se contribuiu o Turismo de Aldeia da Pedralva, com 24 Casas de Campo em actividade turística, um restaurante típico “Sitio da Pedralva” com o seu Café Central, várias áreas comuns como a piscina, zona do forno da aldeia ou a estação de lavagem de bicicletas. Atualmente é uma vila muito cuca e habitável.

Nós chegamos na nossa próxima parada Bom Jesus do Monte, situado a 5km do centro de Braga, é um dos mais emblemáticos e afamados lugares de Portugal. Este lugar é visitado a cada ano por muitos peregrinos penitentes. Daqui pegamos a estrada N-309 para chegar ao nosso próximo santuário, Santuario do Sameiro en la aldeia de Sameiro. Está localizado na freguesia de Espinho, em Braga. A sua história remonta a 14 de junho de 1863 quando o Padre Martinho António Pereira da Silva, vigário da cidade, iniciou a sua construção. É hoje o segundo maior centro de devoção mariana em Portugal, pelo que é local de visita obrigatória na capital minhota. Aproveitamos para visitar a maravilhosa cidade de Sameiro.

Continuamos o nosso caminho pela confortável estrada n-309 e chegamos a Braga, considerada uma das mais jovens cidades europeias, Braga consegue aliar na perfeição a sua História bimilenar a uma juventude e vitalidade revigorante, considerado o “Roma Português”. Nós nos perdemos em suas belas ruas e entramos na catedral Sé de Braga, também designada como Catedral de Santa Maria de Braga, nela se conservam testemunhos artísticos dos seus mais de nove séculos de história.

Nós levamos a direção Balazar  o N-585, uma freguesia portuguesa a qual tornou-se mundialmente conhecida como centro de peregrinação cristã devido à vida e virtudes da Beata Alexandrina Maria da Costa, beatificada pelo Papa João Paulo II. Devido à sua fama internacional, a localidade recebe peregrinos católicos diariamente.

Nós chegamos a Fão na estrada de N- 306-1. É conhecida pela sua praia, a praia de Ofir. Possui a maior necrópole medieval da Península Ibérica, demonstrando o impacto da Peste Negra. Ainda, durante a época medieval, Fão foi um centro salineiro relevante. O núcleo histórico de Fão data dos séculos XVI e XVII. Fão é conhecida por duas especialidades em pastelaria: as clarinhas e os folhadinhos.

Subimos a N13, para terminar nossa jornada, para Viana do Castelo uma das mais bonitas cidades do norte de Portugal. A sua participação nos descobrimentos portugueses e, mais tarde, na pesca do bacalhau mostram a sua tradicional ligação ao mar. Mas Viana do Castelo é também considerada uma “Meca da Arquitetura” graças aos muitos e importantes nomes da arquitetura portuguesa contemporânea que assinam equipamentos e espaços da cidade. É realmente espetacular e vale bem a pena. Eu voltaria mil vezes!

Nossa última parada do dia, chegando pela N-202, é Ponte do Lima. Uma bonita localidade, digna de um postal, situado junto ao rio Lima, que se encomtra rodeado por um vale em que abundam as quintas e os palácios, muitos dos quais são dedicados ao turismo de habitação.

Nós terminamos nossa rota fazendo um pouco louco com a moto para acabar com a maior adrenalina possível. Depois recarregamos o pilar no Santuário da Nossa Sra. do Pilar e continuamos a nossa rota para a Casa do Castelo para ter um coelho com cogumelos e batatas torradas com grelos à pobre, pataniscas de bacalhau com arroz de legumes. Mas isso é outra história…

Rutómetro

Itinerario

Santuário da Nossa Sra. do Pilar- Bom Jesus do Monte- Braga- Basílica de Nuestra Señora de Sameiro- Balazar- Fão- Viana do Castelo- Ponte de Lima- Santuário da Nossa Sra. do Pilar

  • Ruta total: 191 km
  • Época recomendada: Todo el año.

Puntos de interés

  • Santuário da Nossa Sra. do Pilar
  • Pedralba
  • Bom Jesus do Monte
  • Sé de braga
  • Santuário de Sameiro
  • Viana do Castelo
  • Ponte de Lima

Hoteles recomendados

Regala la Escapada Motera
Descargar

Déjanos tus datos y descárgate la ruta en GPX para verla en tu navegador

[pro_ad_display_adzone id=""]