Uma rota diferente, de Huelva para Santa Cruz de Tenerife com nossa moto em Ferry. Nós descobrimos as maravilhas da ilha a todo vapor.

Nós começamos uma nova rota de motocicleta um pouco diferente. Saímos de Huelva e pegamos a balsa com nossa moto para Santa Cruz de Tenerife, levamos 36 horas. Chegamos no início da manhã para a ilha, embora nos levou um tempo para sair do Ferry devido à alta demanda de viajantes, partimos. Nós estacionamos a motocicleta perto da Plaza de España e visitamos a cidade a pé depois de uma longa viagem de Ferry. Visitamos o Castillo de San Cristóbal, construído em 1575, mas demolido para construir a Plaza España. Atualmente o que resta do castelo é enterrado sob a praça e pode ser acessado através de algumas escadas na praça. Durante a visita nós pudemos ver o canhão que rasgou um braço de corsário Horacio Nelson quando ele tentou conquistar Tenerife. Continuamos caminhando até o Mercado de Nossa Senhora da África, um belo edifício dos anos 40 onde encontramos os melhores produtos da região. Nós queríamos comer tudo! Passamos pela Plaza Weyler Fountain e pelo Palácio Geral da Capitania das Ilhas Canárias, sede da Sede Geral de Santa Cruz de Tenerife. Voltamos à Plaza de España e pegamos nossa moto para seguir a rota.

No TF-4, começamos nossa rota ao longo da costa em uma estrada muito bem pavimentada com um declive íngreme. Em poucos quilômetros nós mudamos a estrada e no T-29 passamos por pequenas aldeias com seu próprio charme. Ao chegar a Taco nós fomos pegados de surpresa para dirigir próximo às trilhas de trem em uma pista de um e estrada de um modo. Chegamos a Tabaíba, estacionamos nossa moto e seguimos a pé até o arco de pedra Tabaiba ou Arco del Varadero, um curioso arco de pedra natural com vista para o vale do Güímar. Nós seguimos a rota por uma estrada secundária ao lado da rodovia para a Candelaria, nossa próxima parada. Nós estacionamos nossa motocicleta em frente à prefeitura e seguimos a rota a pé. Nós caminhamos ao longo da Avenida de la Constitución até chegarmos ao passeio onde ficamos impressionados com a bela vista. Chegamos à Plaza Patrona de Canarias, onde estão as estátuas dos nove Meceyes de Tenerife. No momento são estátuas de bronze, que substituem outras esculpidas em pedra vulcânica que foram transferidas para outra avenida da população. Encontramos a Basílica de Nossa Senhora da Candelária, uma basílica é consagrada cuja imagem original foi encontrada em 1390 por dois pastores. A Basílica da Candelária foi construída no local onde os guanches veneram a Virgem após a conquista localizada atrás do santuário. Atualmente, a basílica é constituída como um dos principais santuários marianos e peregrinos da Espanha. Finalmente, visitamos a Paróquia de Santa Ana. Fundada pelos moradores da cidade em 1575, possui um rico patrimônio artístico no interior.

Pegamos nossa moto para seguir a rota no TF-28, fomos visitar a Gruta Chingaro, segundo os historiadores era o palácio das cavernas do mencey Acaymo. Nela, o guanches renderam culto à Virgem de Candelária para a qual você / eles associou com a deusa aborígine Chaxiraxi até que foi identificado como Virgem o María por parte dos conquistadores. Foi, portanto, o primeiro santuário da Virgem da Candelária em todo o arquipélago. Alguns quilômetros mais adiante, em Güímar, visitamos o Parque Etnográfico Pirámides de Güímar, um grande museu a céu aberto que reúne várias rotas e jardins em torno de estruturas piramidais voltadas para o sol. As pirâmides são objecto de debate entre historiadores e arqueólogos, uma vez que a sua proveniência não é conhecida. Descendo a Rua Nazaret, chegamos às Lavagens de Chacaica. A paisagem de Guimar foi declarada de bom interesse cultural en 1790. O local encantador de Güimar foi declarado um local de interesse cultural, na categoria de Sítio Etnológico,  fueron construidos en 1790 e eles foram usados ​​para lavar roupas até meados do século pasado. Viramos à esquerda na Calle del Agua e encontramos o Hermitage de San Pedro de Arriba, uma capela cercada de afrescos que cobrem suas paredes internas. Descendo a Rua Pablo Iglesias, não nos juntamos ao TF-28 para nossa próxima parada. Entre Pájara e El Escobonal, a estrada não nos deixou descansar entre curvas e voltas, foi muito divertido.

Passando pela cidade de Fasnia, encontramos as ruínas da Ermida de São Joaquim, das quais apenas o arco semicircular é preservado em perfeitas condições. Escalando e descendo montanhas, com curvas pronunciadas e uma visão incrível, nós fomos a La Tejita. Nós nos desviamos perto do Aeroporto Reina Sofia para visitar a Caverna Hermano Pedro, um santuário onde você pode ver uma escultura de madeira do santo localizada ao lado das oferendas feitas pelos fiéis e os pedaços de papel nos quais eles escrevem seus desejos. Na estrada TF-643, chegamos a Playa de la Tejita, uma praia de mais de um quilômetro de comprimento, localizada em El Médano, ao lado do cone vulcânico Montaña Roja. Você não pode acessar a praia de moto, por isso optamos por estacionar ao lado da estrada Médano-Los Abrigos, onde há um caminho que nos levou à praia em cinco minutos. Existem muitos pontos de vista nesta área e Blockhaus allemand Défense côtière o que vale a pena visitar, embora preferimos relaxar na praia para descansar da primeira rodada da rota.

Saímos da costa pela TF-1 para chegar ao Parque Nacional do Teide, a parada que mais queríamos fazer.  Ele está localizado no centro da ilha, a uma altitude média de 2.000 metros, e seu cume representa o pico mais alto da Espanha, com 3.718 metros. Chegamos ao teleférico, cuja estação base está a 2.356m de altitude e a estação superior a 3.555m. Uma vez lá em cima, vimos algumas vistas realmente espetaculares, mas ainda não tínhamos visto o melhor. A partir daqui parte de um caminho para subir à cratera a pé, em uma rota de 40 minutos que vale a pena, pois a partir do topo você pode ver até 4 ilhas. Lembre-se que você não pode tirar uma pedra!

Depois dessa parada, contamos ao hotel, já que escalar o Teide exige estar em forma, à medida que sobe a cratera, o ar é menor. No TF-42 chegamos ao Hotel La Quinta Roja THe Senses Collection. Esta última seção estava bastante cansada e tivemos que parar com muita frequência para ganhar força. No hotel nós estacionamos a motocicleta, subimos a torre de vidro para assistir o pôr do sol enquanto bebíamos vino e papas “bonitas” com mojo. Uma vista verdadeiramente espectacular, onde você vê como o sol se esconde no mar, o melhor cenário para terminar esta rota através de Santa Cruz de Tenerife.

Huelva- Santa Cruz de Tenerife- Arco de piedra Tabaiba- Candelaria- Fasnia- Güímar- La Tejita- Parque Nacional del Teide- San Pedro de Daute

• Ruta total: 1566 km (228 en Tenerife)
  • Época recomendada: Todo el año.

• Mercado Nuestra Señora de África
  • Plaza de la Candelaria
  • Parque Etnográfico Pirámides do Güímar
  • Lavanderias do Chacaica

[sgpx gpx="/wp-content/uploads/gpx/20190304051045-11128-DeHuelvaaSantaCruzdeTenerife.gpx"]

Déjanos tus datos y descárgate la ruta en GPX para verla en tu navegador